"Looking to the future, ACI is today a changing Enterprise filled with challenges and opportunities in the transformational projects we have to carry out. Meeting the goals will require the energy, commitment, talent, and determination of the People who make up the ACI."

Fernando Amaral, CEO
QSA
  • Quality
  • Safety
  • Environment

A qualidade é uma prioridade para a ACI, é por isso que nos esforçamos para integrar o controlo de qualidade e segurança do produto em todas as funções da nossa actividade, através do cumprimento de normas internacionais aplicáveis aos produtos que fabricamos e também da conformidade legal.

CERTIFICAÇÃO NP EN ISO 9001:2015
A qualidade dos compostos produzidos e das matérias-primas recebidas é controlada em laboratório devidamente equipado e por pessoal técnico especializado. O controlo de qualidade implementado, permite uma rastreabilidade total desde a receção das matérias-primas até à entrega do produto final ao cliente. A ACI possui um Sistema de Gestão Integrado, certificado com o referencial normativo NP EN ISO 9001:2015 desde Junho de 2013.

Esta certificação foi o reconhecimento por entidade terceira e independente da conformidade e eficácia dos nossos processos, produtos e do serviço de venda e apoio ao cliente associado. É a afirmação das boas práticas que sempre estiveram na missão e visão da ACI - "Fazer bem à primeira todas as vezes"

ISO 9001:2015
Integrated Management System

A segurança e saúde é um assunto.

Porque a proteção de pessoas, instalações e meio ambiente é uma preocupação constante e é estratégica para o nosso desenvolvimento, a ACI compromete-se a gerir as suas atividades de acordo com os príncipios da proteç\ao da saúde, segurança e meio ambiente.

Na ACI as atividades de SST foram desenvolvidas tendo como objetivo a informação e proteção de todos os colaboradores, através de ações de sensibilização e formação.

Apostamos na formação contínua de cada colaborador de forma a garantir a sua saúde, assegurando o cumprimento legal neste domínio.

ISO 4457:2007
IDI Management System

ISO 14001:2015

A ACI reconhece que a proteção do meio ambiente é de vital importância e propõe contribuir de uma forma efetiva para a preservação dos recursos ambientais. Consideramos que a gestão responsável das questões ambientais é crucial para o nosso sucesso empresarial.

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL
Em termos produtivos, a limitação do impacto ambiental é tida em consideração na gestão e utilização de matérias-primas, procurando-se continuamente formas de redução do nível de desperdício. A este esforço acresce a utilização de materiais mais amigos do ambiente segundo o conceito do "Going Green".

A empresa desenvolve a sua atividade, produtos e serviços, garantindo o cumprimento legal, os requisitos dos clientes e outras imposições tendentes à proteção do ambiente.

A garantia da proteção do ambiente, das pessoas e dos ativos, bem como a adoção de uma conduta ética, continuará a ser condição indispensável na nossa atuação.

A ACI implementou um Sistema de Gestão Ambiental, de acordo com a norma NP EN ISO 14001:2015, sendo certificada pela SGS desde Agosto de 2015. Esta certificação enquadra e reforça os compromissos assumidos de integrar os aspetos ambientais nos processos de planeamento e tomada de decisão, a todos os níveis.

ISO 14001:2015
Environmental Management System
I&DT
  • Investigation
  • Innovation

A ACI tem como política de investigação, desenvolvimento e inovação o desenvolvimento de novos e diferenciadores produtos, de forma a promover o incremento de valor para a organização e para os clientes.

Para além disso, destaca-se por obter visibilidade e reconhecimento dos clientes como uma empresa industrial inovadora e detentora de competências diferenciadoras.
Contribuir para a sustentabilidade da empresa através da inovação de produto, promovendo conjuntamente as vertentes organizacional, marketing e processo, também se destaca na política de IDI.

O desenvolvimento de novos produtos contribui de forma significativa para o aumento da competitividade económica da empresa.
Para além disso, a ACI tem presente dar resposta às necessidades e exigências de um mercado tão competitivo como é o mercado automóvel.

A preocupação da ACI prende-se com o desenvolvimento de novos produtos que contribuam de forma significativa para a oportunidade de exportações e expansão do mercado atual de clientes, com um impacto benéfico na economia da empresa.

O I&DT está focado no desenvolvimento de novos produtos e na otimização do processo, com trabalho contínuo no processo de planificação e implementação de novos projetos, desenvolvimentos, homologações e industrialização desses novos produtos e processos.

A parceria com instituições universitárias/investigação é igualmente uma mais-valia, conseguindo-se assim um maior cruzamento de competências a nível industrial e competências a nível académico, obtendo-se no final uma investigação e desenvolvimento mais consolidados e mais orientados para as necessidades dos nossos produtos e do processo.

A ACI cumpre os requisitos exigidos pela Norma NP 4457 e a melhoria contínua da eficácia do sistema de gestão da IDI, focado em satisfazer e superar as necessidades e expectativas dos clientes.

A empresa iniciou a produção de um composto de silicone que será usado como isolante de cabos elétricos automóveis.

Apostou fortemente na produção de silicone, tendo investido no aumento das instalações (+1650m2), equipamentos especializados à produção deste novo composto, equipamentos de laboratório próprios para investigação e controlo de qualidade (construção de novos Laboratórios de IDI e Qualidade), bem como no reforço dos recursos humanos capazes de dar resposta a este novo desafio, totalizando um investimento total aproximado de 2 milhões de euros.

O Composto de Silicone, quando aplicado em isolamento de cabos elétricos automóveis, apresenta inúmeras vantagens em relação a outros isolantes, uma das razões pelas quais tem vindo a ser cada vez mais procurado pelos construtores automóveis.

Atualmente o silicone é usado em fios e cabos elétricos dos maiores construtores do ramo automóvel, sendo usado em fios que vão desde as secções mais baixas às secções mais elevadas.

Este tipo de isolante apresenta como principais vantagens a sua elevada flexibilidade, característica muito importante nos cabos de baterias (secções entre 16 mm2 e 85 mm2), uma vez que facilita o manuseamento destes durante a montagem das cablagens nos veículos.

Os Compostos de Silicone apresentam também excelentes propriedades mecânicas e elétricas e elevada estabilidade térmica, sendo considerado um isolante de classe T6 (-40ºC a 200ºC). Trata-se ainda de um composto estável quimicamente e capaz de resistir a alterações climatéricas adversas. Atualmente o silicone é usado em fios e cabos elétricos dos maiores construtores do ramo automóvel, sendo usado em fios que vão desde as secções mais baixas às secções mais elevadas.

Latest news